Agora é oficial, a Casa do Estudante de Beberibe fecha suas portas hoje. Criada em 2011 pelo ex-prefeito Odivar Facó, a república abriga hoje 53 estudantes do ensino médio e universitário. Todos oriundos de distritos e localidades distantes da sede do município.
São três andares. O primeiro abrigava as meninas, o segundo os meninos e, o terceiro andar era reservado a professores e técnicos visitantes.
A atual gestão municipal alega apertos financeiros, e justifica que o prejuízo para os estudantes vai gerar uma economia de R$ 10.000,00 para os cofres da prefeitura, que já está alugando novos imóveis, mais baratos, para colocar os estudantes.
A operação despejo dos meninos e meninas da Casa do Estudante de Beberibe começa na manhã desta quarta-feira, sem as famílias dos estudantes serem informadas direito sobre o novo endereço para onde seus filhos vão ser transferidos.
A princípio, a secretária de educação Marta Cordeiro informou apenas que a prefeitura já alugou um imóvel pertencente à família de um vereador que deve acomodar uns 20 alunos.
O encerramento das atividades da Casa do Estudante começou a ser discutido na gestão do prefeito Padre Pedro em dezembro, quando auxiliares orientaram o prefeito a fechar a Casa, para conter gastos.
Em janeiro último a prefeitura de Beberibe já havia devolvido um prédio de escritórios, onde funcionava o Centro Administrativo do Município desde 2011, os dois imóveis pertencem a um megaempresário local, que reclama que não recebe os valores correspondentes ao aluguel dos dois imóveis, desde o segundo semestre de 2016.
Estudantes da rede pública do município informaram ontem à tarde que estão organizando um protesto contra o fechamento da Casa para toda a manhã de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário