sexta-feira, 14 de dezembro de 2018


SOB NOVA DIREÇÃO

Os jornalistas credenciados junto à Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã de ontem elegeram o novo presidente para dirigir o órgão que os representa naquele Legislativo Poder. Trata-se do meu nome, que já ocupávamos a primeira vice-presidência do Comitê de Imprensa, Rádio e Televisão da casa, desde 2017, ao lado do então presidente João Paulo Monteiro, da Rádio Assunção Cearense.




segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Sérgio Aguiar poderá nem ser diplomado, segundo MPF


SÉRGIO AGUIAR
MPF pede cassação de candidato à presidência da Assembleia
Marido da prefeita de Camocim, Sérgio Aguiar é acusado de ter se beneficiado eleitoralmente de contratações temporárias feitas neste ano pela prefeitura.
https://www.opovo.com.br/noticiasimages/app/noticia_146418291334/2018/12/10/412097/sergioaguiaral.jpg
Sérgio Aguiar é um dos principais cotados para assumir comando do Legislativo do Ceará (Foto: Divulgação) 
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) entrou com pedido de cassação do deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), pré-candidato à presidência da Assembleia. Em representação na Justiça Eleitoral, o parlamentar é acusado de ter se beneficiado eleitoralmente de contratações temporárias feitas neste ano pela prefeitura de Camocim, berço político de Aguiar.
Na ação, a gestão da prefeita Mônica Aguiar (PDT) – esposa de Sérgio – é acusada de aumentar "vertiginosamente" o número de contratos temporários neste ano, havendo ainda indícios de que estes servidores teriam sido constrangidos a colaborar com a campanha do deputado. Em um dos casos, número de professores temporários cresceu mais de dez vezes em dois meses.
Sobre o assunto
"Também servem de indícios para a prática de conduta vedada a curta duração dos contratos celebrados, com início nos meses de julho/agosto de 2018 e encerramento previsto para dezembro, pouco tempo após ao encerramento das eleições”, diz a ação, que destaca que as contratações muitas vezes abasteciam programas com caráter “eleitoreiro”.

Na ação, o procurador eleitoral auxiliar do Ceará, Samuel Arruda, pede que o parlamentar tenha o diploma de deputado cassado e fique inelegível até 2026, além de multa em até R$ 393 mil. Caso o julgamento ocorra antes da diplomação, marcada para ocorrer entre 15 e 19 de dezembro, o MPF pede que seja cassado o registro de candidatura de Aguiar.
“Interesses políticos”
Em entrevista ao O POVO Online, Sérgio Aguiar afirmou que a denúncia que baseou a representação tem motivação “política” e foi movida por membros da oposição da cidade, liderada pelo ex-prefeito Chico Vaulino. Segundo ele, as contratações registradas neste ano não tinham “viés político” e seguiam leis aprovadas pela Câmara Municipal de Camocim.
Ele rejeita ainda que as contratações tenham tido impacto na eleição, destacando que tem recebido votações crescentes em Camocim desde 2006, quando foi eleito para a Assembleia pela 1ª vez. Na eleição deste ano, Aguiar foi o 3º deputado estadual mais votado do Ceará, com mais de 100,9 mil votos. “Não tenho nenhuma preocupação com essa acusação”.
O MPF, no entanto, destaca o impacto da votação de Sérgio Aguiar em Camocim em sua eleição. Disputando com mais de 600 opções de deputados estaduais, o parlamentar conseguiu lá mais de 17,2 mil votos, 54% de todos os votos do município. "É possível constatar que o ilícito resultou em desequilíbrio entre os concorrentes", afirma a matéria.
 Além da cassação de Sérgio Aguiar, o MPF pede ainda que a prefeita de Camocim seja condenada a pagar multa de R$ 393 mil. A representação segue denúncia de quatro vereadores de Camocim, Juliano Abreu Cruz, Júlio Cesar Sotero, Edvanilson Oliveira de Sousa e Ismael Jorge Gomes, apresentada ao órgão. (colaborou Carlos Holanda)

Padre Pedro é afastado em Beberibe


Câmara afasta prefeito de Beberibe


Câmara de Beberibe decreta afastamento de prefeito
20:38 / 10 de Dezembro de 2018 ATUALIZADO ÀS 21:07
Padre Pedro (PSD) é alvo de denúncia de possíveis crimes de responsabilidade
beberibePadre Pedro da Cunha foi afastado pela Câmara de BeberibeDivulgação/Prefeitura de Beberibe
O plenário da Câmara Municipal de Beberibe decretou, nesta segunda-feira (10), o afastamento do prefeito Padre Pedro da Cunha (PSD), por um prazo de até 90 dias,  por possíveis crimes de responsabilidade. Com a decisão (11 votos a 2), o vice Tharsio Facó (PPS) assumiu o comando do município.
Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, após a decisão dos vereadores, Cunha afirmou que vai se reunir com advogados nesta terça-feira (11) para avaliar a situação. "Amanhã eu estou com os advogados,  e eles darão alguma notícia".
A 9ª Sessão Extraordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura tratou especificamente do Processo de Cassação de Mandato PCM n° 2/2018, para apreciação do recebimento da denúncia por parte dos Vereadores, apresentada por Armando Sombra Bonfim e Fabiano Rocha Sousa, sobre "possíveis desvios de conduta na gestão do Erário municipal". 
Cunha enfrenta uma série de denúncias em Beberibe, como o atraso em três meses do salário de servidores, acúmulo de lixo na cidade e teve uma licitação anulada por várias irregularidades no processo.
Perseguição
Procurado pela reportagem no último dia 6 de dezembro, o prefeito afirmou se tratar de uma perseguição política. "Querem tomar o poder de qualquer jeito. Dizem que estão pensando no município, mas não estão". 


quarta-feira, 7 de novembro de 2018

AINDA A NOVELA DO MAJORAMENTO DOS ALVARÁS


Hoje o vereador de Fortaleza, Pedro Neto, cobrou da Câmara uma atitude mais transparente sobre a aprovação de projeto de lei do Executivo municipal que aumenta a taxa cobrada ao comércio local pelo alvará de funcionamento, em até 1.600%.
O vereador é a favor da revogação da Lei em todos os seus artigos, e disse-se preocupado porque o Poder legislativo vem abrindo mão do seu papel de legislar, para o Poder Judiciário. Só essa semana cerca de cinco empresas locais conseguiram na Justiça a suspensão no pagamento do referido tributo, via liminar.
O prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio avisa: Não aceita perder a dinheirama que seria arrecadada com imposto, em hipótese alguma.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

http://www.cmfor.ce.gov.br/legislativo-recebe-visita-de-vereadores-de-barauna-do-rio-grande-do-norte/
http://www.cmfor.ce.gov.br/camara-realiza-sessao-solene-em-comemoracao-ao-dia-do-corretor-de-moda/

terça-feira, 10 de julho de 2018

A CIDADE TÁ UM CAOS

Com a passagem das últimas chuvas  Fortaleza, descobriu-se porque a prefeitura e o governo do estado resolveram promover um festival de inaugurações nesse semestre.
Fugindo das chuvas fortes que elea achavam que já tinham caído em Fortaleza até junho. A estratégia furou.
As chuvas cobtinuam caatigando Fortaleza desde a semana que passou, e as obras públicas executadas com materiais e engenharia de péssimas quelidades eatão ruindo. Hoje foi a vez do túnel da Av. Borges de Melo,  inaugurado a uma semana, ser interditado.
São túneis que não funcionam, uma gestão que só se preocupa com a mídia e a sua imagem de gestão do concreto e dos elevados e túneis.
A cidade vive um caos, as  águas de julho estão pondo por terra todas obras de infraestrutura da cidade executadas na gestão do prefeito Roberto Cláudio.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Última sessão aprovou projetos polêmicos

Sem distinção de coloração partidária, todos votaram projetos polêmicos que deveriam ser melhor avaliados e discutidos em audiência pública, mas preferiram acompanhar a liderança do prefeito Roberto Cláudio, e votaram tudo que o prefeito exigia-lhes. Um desses projetos aprovados foi o que eleva as taxas para a liberação de alvarás de funcionamento de qualquer negócio, no Centro de Fortaleza.
Hoje veio o arrependimento tardio, e alguns vereadores querem rediscutir o que eles mesmos fizeram para agradar o rei. Ainda  bem que a ficha caiu.

sábado, 2 de junho de 2018

GRUPO QUER CRIAR ASSOCIAÇÃO

Grupo de comunicadores realiza a primeira reunião da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Ceará

Hoje, 02 de junho, por volta das 10:00 horas, na sede da APCDEC, um grupo de radialistas e jornalistas fizeram a primeira reunião para a constituição de uma associação com atuação em todo território cearense, que visa o associativismo das emissoras de rádio e televisão que operam na internet.
 O evento contou com as presenças dos radialistas Francisco Gualber, da Rádio Passaré; Joaquim Bezerra, da Stylo Web Rádio; Aguiar Júnior, Web Rádio Ative; Ivandi Arraes, da Web Rádio e TV Blog; Sérgio Adriano, da Web Rádio Jaguar; Jones Barbosa, da Web Rádio Patacas; Paulo de Tarso, Web Rádio Confiança, de Tauá-Ce; José Oderno dos Santos, da Web Rádio Morrinhos-Ce; e Edmilson Gomes do Nascimento, da Web Rádio Parque Silva, de Sobral-CE.
O trabalho do grupo está focado na organização dos comunicadores e veículos, numa associação que agregue tecnologia e popularize a importância das emissoras de TV e Rádios Webs no Ceará.


sábado, 21 de abril de 2018

Quem fechou a Casa do Estudante de Beberibe?
Com a desculpa que iria economizar dinheiro público com o fechamento da Casa, o prefeito de Beberibe, Padre Pedro da Cunha fechou a Casa do Estudante, mantida pela secretaria de educação municipal bem na entrada da cidade em fevereiro último, deixando desabrigados estudantes do ensino médio e universitários do interior do município, oriundos de famílias de baixa renda que não têm como manter seus filhos na sede do município.
O equipamento funcionava há mais de 20 anos, e foi criado para dar apoio às famílias que moram distantes da sede do município em até 60km, o gestor de então levou em conta o custo com transporte escolar, distância e a falta de escolas para esses estudantes em suas localidades e distritos.
A desculpa da atual gestão não convenceu as famílias e nem estudantes, que hoje reclamam das condições precárias para onde o prefeito transferiu os jovens. O imóvel alugado pela prefeitura para abrigar os estudantes fica deslocado do centro de Beberibe, o imóvel é velho, possui apenas 10 micro apartamentos e a segurança local é bastante precária. Tudo isso a um custo de R$ 18.000,00 enquanto o imóvel anterior, com 35 apartamentos, localizado ao lado da Câmara Municipal e defronte o terminal rodoviário, bem no centro de Beberibe, custava apenas R$ 10.500,00 e abrigava 51 estudantes, além de professores e técnicos visitantes ao município.
Os pais estão revoltados. E não sabem o que fazer para manter seus filhos estudando em Beberibe.
Adversários atribuem a desastrada atitude do prefeito a uma briga política local com o maior e mais influente empresário local, proprietário do imóvel onde funcionava a Casa do Estudante, e ao calote da atual gestão que não honrava com os aluguéis do prédio desde junho de 2017. Enquanto a prefeitura ameaça retaliar com uma devassa fiscal nas empresas do empresário.
Quem fechou?

terça-feira, 27 de março de 2018


Agora é oficial, a Casa do Estudante de Beberibe fecha suas portas hoje. Criada em 2011 pelo ex-prefeito Odivar Facó, a república abriga hoje 53 estudantes do ensino médio e universitário. Todos oriundos de distritos e localidades distantes da sede do município.
São três andares. O primeiro abrigava as meninas, o segundo os meninos e, o terceiro andar era reservado a professores e técnicos visitantes.
A atual gestão municipal alega apertos financeiros, e justifica que o prejuízo para os estudantes vai gerar uma economia de R$ 10.000,00 para os cofres da prefeitura, que já está alugando novos imóveis, mais baratos, para colocar os estudantes.
A operação despejo dos meninos e meninas da Casa do Estudante de Beberibe começa na manhã desta quarta-feira, sem as famílias dos estudantes serem informadas direito sobre o novo endereço para onde seus filhos vão ser transferidos.
A princípio, a secretária de educação Marta Cordeiro informou apenas que a prefeitura já alugou um imóvel pertencente à família de um vereador que deve acomodar uns 20 alunos.
O encerramento das atividades da Casa do Estudante começou a ser discutido na gestão do prefeito Padre Pedro em dezembro, quando auxiliares orientaram o prefeito a fechar a Casa, para conter gastos.
Em janeiro último a prefeitura de Beberibe já havia devolvido um prédio de escritórios, onde funcionava o Centro Administrativo do Município desde 2011, os dois imóveis pertencem a um megaempresário local, que reclama que não recebe os valores correspondentes ao aluguel dos dois imóveis, desde o segundo semestre de 2016.
Estudantes da rede pública do município informaram ontem à tarde que estão organizando um protesto contra o fechamento da Casa para toda a manhã de hoje.
Imagem do último Café com a Imprensa, no Comitê de Imprensa, Rádio e Televisão da Câmara Municipal de Fortaleza. 

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

ASSEMBLÉIA VOLTA DEPOIS DA FOLIA

O presidente José Albuquerque, conseguiu quórum para a instalação da sessão plenária de hoje, quinta-feira, 15 de fevereiro,, após o feriado de Carnaval, por volta das 09:40. Abriu apenas para informar aos presentes a existência de matérias do interesse do Executivo para serem apreciadas na próxima semana.
Logo em seguida as bancadas retiraram-se do Plenário 13 de Maio, ali permanecendo apenas opositores do governo Camilo Santana. Dentre os deputados que permaneceram toda a manhã debatendo a falta de segurança no Ceará, lá estavam os deputados com maior atuação em suas bancadas, Capitão Vagner e Roberto Mesquita. Capitão Vagner fez uma denúncia séria envolvendo membros da secretaria de segurança fazendo acordo com chefes de facções no Ceará.



Fotos: Alexandre Rangel

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018




Urnas eletrônicas poderão ser auditadas uma hora antes do pleito


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, anuncia: as urnas eletrônicas poderão ser auditadas uma hora antes do início da votação nas Eleições 2018. A novidade, segundo adianta, permitirá que algumas instituições e partidos políticos interessados participem dessa “inspeção”, que tem como objetivo dar ainda mais transparência ao processo de votação.
As urnas que passarão pela auditoria serão definidas por amostragem e escolhidas aleatoriamente. As regras para essa nova auditoria, contudo, serão publicadas em resolução do TSE ainda a ser aprovada até o dia 5 de março deste ano pelo Plenário da Corte Eleitoral.
(Com TSE)



 
O BID vai investir na saúde do Ceará
Vem aí um projeto de reforma do sistema de saúde do Ceará. Com apoio do BID e de consultores liderados por Rafael Bengoa, ex-ministro da Saúde da Espanha.
As reuniões, nesse sentido, já começaram na Sesa. A coordenação é do titular da pasta, Henrique Javi.

Chegam ao fim, este ano, os mandatos dos senadores Pastor Bel (PRTB-MA), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Hélio José (Pros-DF), Pedro Chaves (PSC-MS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM) e, com eles, a presença desses partidos. Se não forem reeleitos, essas siglas desaparecerão do Senado. PDT e PR podem virar partidos com um único senador.
Apesar do monopólio na produção de petróleo e seus derivados, principalmente gasolina, e de controlar o mercado, a Petrobras presidida por Pedro Parente acha relevante gastar mais de meio bilhão de reais (exatos R$550 milhões) durante 30 meses em propaganda. Para ter tanto dinheiro em caixa, a Petrobras mantém margens de lucro elevadas com a política de preços que explora o consumidor brasileiro.

No visinho Paraguai, que não produz uma gota de petróleo, a gasolina custa R$ 2,50. Isso mesmo, dois Reais e cinquenta centavos o litro.
·          

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Deputada Gorete Pereira visita o prefeito de Beberibe

Na última sexta-feira, a deputada federal Gorete Pereira, acompanhada do presidente do PL de Beberibe, o vereador Ânderson Peroba fez uma visita de cortesia ao gabinete do prefeito do município de Beberibe Padre Pedro da Cunha. Durante a reunião de trabalho com o prefeito e a secretária de educação Marta Cordeiro, a deputada foi elogiada pelos presentes por investimentos de seu mandato em obras para o município como poços profundos para as localidades de Morro Branco e Choró. A deputada comprometeu-se com o prefeito a carrear mais recursos para a educação do município ainda neste semestre.