terça-feira, 1 de outubro de 2013

Walter Cavalcante bastante festejado por vereadores do interior

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante bastante procurado por vereadores em sessão solene ocorrida ontem às 20:00, no Plenário 13 de Maio da Assembléia Legislativa, pela passagem do Dia Nacional do Vereador.

Foto: Rangel

PR recebe novas filiações visando as eleições de 2014

Logo mais às 17:00 horas, a deputada federal Gorete Perereira, PR, realiza reunião do partido no Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Ceará para anunciar as novas filiações à sigla, visando o pleito para governador e deputado em 2014.
Após o encontro com os filiados no estado a deputada concederá entrevista coletiva, onde abordará o desempenho do PR no Congresso Nacional.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Pegadinha na Câmara de Fortaleza

Essa semana foi rica em palhaçadas no plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza. Tudo por conta de uma pegadinha do vereador João Alfredo(PSOL), que apresentou aquele pleno um projeto polêmico diante de uma bancada sedenta em agradar o perfeito Roberto Cláudio(PSB). O projeto em pauta obrigava o município de Fortaleza a instalar sinalização vertical e horizontal em frente a todas as escolas públicas e privadas no município de Fortaleza.
A intenção era boa, evitar acidentes com as crianças da rede escolar e frear os excessos de apressadinhos que dirigem em alta velocidade em frente a esses prédios. O vereador João Alfredo fez lá uma relação infindáveis dos benefícios que a iniciativa traria, o vereador em questão é professor catedrático do Curso de Direito da UFC e, naquela casa, salve raras exceções, é o vereador melhor preparado e qualificado para legislar. Ex-deputado federal, ex-deputado estadual e um expert em Constituição e legislações afins.
Até aí tudo bem. A matéria foi posta em votação e, pasmem os senhores, a maioria subserviente ao governo municipal votou contra a segurança de nossas criancinhas.
Somente depois da farra dos nanicos e do PMDB e, até mesmo membros da bancada do PT, partido que já foi um dia a casa de João Alfredo e sua coerência, votou contra o projeto na intenção de agradar o "príncipe", é que os os vereadores amestrados acordaram para a pegadinha. Alguns deles, preocupados com a repercussão de seus nomes no painel, sendo publicados na mídia, conseguiram enxergar a inconstitucionalidade da peça votada.
Imaginem se o jurista João Alfredo não sabia que a matéria gerava despesas para o município?
Tudo não passou de uma pegadinha que exigia inteligência e caráter daqueles que estão ali para legislar em favor do cidadão que lhes pagas os gordos salários na Câmara. João Alfredo queria mesmo era medir o grau de subserviência daqueles abutres, antes que ali aporte algo que exija mais inteligência daquela gente, que deve ser a cara do seu eleitor.
Todos caíram na pegadinha. Não se espante povo de Fortaleza, se aqueles vereadores da bendita base do prefeito não votarem coisa pior contra você cidadão.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Em votação aberta, Acrísio Sena comanda a defesa de Leonelzinho

Mesmo em sessão aberta, votaram pela inocência de Leonelzinho Alencar que responde por uma série de processos que ferem o decoro parlamentar, como o crime de receptação e por ocupar de forma irregular um cargo de confiança na Prefeitura de São Gonçalo, mesmo desempenhando o mandato de vereador em Fortaleza, onde o Regimento Interno do Poder proíbe tal prática. Para surpresa de muitos petistas e eleitores do partido na capital do Ceará, o pelotão de choque para cabalar os votos da sessão que iria começar a processar a cassação do mandato do vereador espertalhão, foi comandado pessoalmente pelo ex-presidente da Câmara Acrísio Sena.
Os próprios petistas argumentam que não tinham saída, já que o ex-presidente em questão estava sendo chantageado, caso se comportasse contrário aos interesses de Leonelzinho.
Fica a pergunta no ar. O que era mesmo o objeto tão contundente da chantagem contra Acrísio hein?

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Empresa que faz a linha Fortaleza /Beberibe/Aracati com ônibus caindo aos pedaços

Os ônibus da Empresa São Benedito, que monopoliza a linha Fortaleza a Aracati, a mais de 20 anos, estão velhos demais, ultrapassados, não têm acessibilidade para cadeirantes e, estão caindo aos pedaços. A empresa renovou o mínimo do mínimo de sua frota e nos horários de pico só põe carros velhos demais e sem ar-condicionado para atender as populações de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe e Aracati. Esses ônibus, além de operarem em péssimas condições, ainda conta com motoristas insensíveis e mal educados, que só entram nas cidades do trecho em determinadas horas do dia.
As populações das cidades mencionadas também ficam isoladas do mundo a partir das 20:00 horas. Depois desse horário, a empresa dona da linha não tem mais nenhum horário entre esses pequenos centros urbanos e a capital Fortaleza. Atenção Sr. Bismark Maia, secretário de turismo do estado, fale com o seu governador para acabar com essa folga desse mau empresário do transporte coletivo nesse região que vive do turismo. Tá na hora de acabar com essa história de reserva de linhas para os amigos do rei. Isso é monopólio mesmo, vamos pôr mais empresas operando o setor nessa região, por favor.

Maranguape, o paraíso é aqui...

Estive em Maranguape este  mês, onde desfrutei da companhia de companheiros jornalistas, radialistas, blogueiros e comunicadores sociais da região metropolitana de Fortaleza. O comando do evento esteve a cargo do presidente da ACEJI, jornalista João Ferreira. Mais o que mais me impressionou, Maranguape está a pouco mais de 30km de Fortaleza e sua região serrana nos oferece um clima ameno e um bom pedaço do que ainda nos resta da mata atlântica brasileira. Um verdadeiro paraíso, com aquíferos e matas verdes. Um verdadeiro bioma cearense.
Uma única preocupação chamou-me a atenção. Os frequentadores do Cascatinha Clube, geralmente famílias de classes C e D da região e capital que ali frequentam, precisam ter mais consciência ecológica e parar de sujar as trilhas e matas que margeiam a aquele belíssimo hotel e parque aquático Castinha. Seria a hora dos proprietários do parque começarem uma campanha diária para não deixar que as águas e trilhas se tornem inapropriadas para o banho, pois a criançada e até mesmo adultos ainda defecam nas matas por onde passam as trilhas de caminhada ecológica naquela serra, nos finais de semana principalmente, quando o parque aquático fica superlotado.
Mas vamos mostrar as belezas apenas daquele paraíso.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Carros velhos, horários irregulares e tarifas caríssimas

Todo tipo de problema é o que vai enfrentar quem quiser se locomover da capital do Ceará para as cidades litorâneas do leste do Ceará. A Empresa São Benedito, que monopoliza a linha a pelo menos 20 anos, tem os piores ônibus do estado, carros caindo aos pedaços de velhos  e, que após as 20 horas não trafegam mais, deixando as populações dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Aracati isolados do mundo.
Veja fotos do jornalista Alexandre Rangel


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Encontro que reuniu blogueiros e comunicadores sociais do Ceará terminou ontem

Cerca de trezentas e cinquenta profissionais de comunicação, radialistas, jornalistas e blogueiros cearenses estiveram reunidos, nesse último fim de semana, no Cascatinha Clube de Serra do município de Maranguape, Na pauta uma série de temas, todos relacionados às dificuldade encontradas pelos comunicadores sociais no interior do Ceará, para desempenhar bem as suas funções de informar. Além do pessoal da região metropolitana de Fortaleza, o evento contou com representantes de municípios como Saboeiro e Icó.

Na abertura dos trabalhos, no plenário da Câmara Municipal de Maranguape,na última sexta-feira, às 09:30, foram homenageados com a comenda Dutra de Oliveira, os jornalistas Antônio Viana, Donizete Arruda, prefeito de Maranguape Átila Câmara, o empresário Paulo Neves, o deputado federal Raimundo Matos e alguns blogueiros locais. O presidente João Ferreira pretende realizar o próximo encontro da categoria para o município de Paracuru, em data ainda a ser confirmada. Segundo a assessora de imprensa da ACERJI, Lígia Xavier os encontros promovidos pela entidade visa um maior intercâmbio de informação entre profissionais da capital e interior do Ceará.
Fotos: Alexandre Rangel

domingo, 23 de junho de 2013

Os protestos de rua, Occupy Brasil são reprimidos violentamente no Ceará

Vergonhosos os excessos do Governo do Ceará, para reprimir a juventude nas ruas, durante esses últimos dias de movimentação e protestos nas ruas de Fortaleza.  O aparato policial apresentado pelo governo aos movimentos de protesto de ruas não é o mesmo apresentado à população para reprimir o crime na capital do Ceará.
Helicópteros, cavalaria, viaturas, motocicletas e, brutamontes contratados a peso de ouro, infiltrados nos movimentos. O papel desses brutamontes, geralmente jovens da sociedade de Fortaleza, jovens frequentadores de academias, era tão somente e covardemente, pegar os jovens, pô-los nos ombros, em momentos de crise e levá-los até os militares para serem presos. Uma vergonha!



A APA de Baturité está abandonada pelo IBAMA e a especulação imobiliária continua a todo vapor

São mansões cinematográficas, sítios suntuosos, O desmatamento de encostas está acabando com a matéria-prima vendida aos turistas que procuram a serra de Guaramiranga, o clima frio da serra. Pontos turísticos de Guaramiranga, como o Pico Alto, que está localizado dentro da APA de Baturite, são o exemplo real do descaso de entes públicos como SEMACE e IBAMA.
As imagens fotográficas colhidas por mim demonstram o abandono da APA. Cabe à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa fazer uma audiência pública urgente, na área, com a presença da SEMACE e IBAMA para tentar parar a especulação imobiliária e solicitar regras claras ao IBAMA para o acesso de pessoas e veículos à APA. Durante a nossa visita ao Pico Alto, localizado dentro da Área de Preservação Ambiental, o fluxo de veículos e motos era exagerado ao ponto de uma funcionária da Assembléia Legisla ser atropelada por um motoqueiro drogado, na descida da serra.












sábado, 25 de maio de 2013

Imagens do Wefor 2013, hoje na AL

Fotos: Nossas

Assembléia Legislativa sedia Webfor 2013

Apesar do engajamento ideológico do evento, onde podemos observar a presença de diretores nacionais do PT, até mesmo uma representante do ditador cubano Raul Castro, também podemos observar o lado positivo do encontro através da presença de estudantes de jornalismo de faculdades do interior do Ceará, estados visinhos como Rio Grande do Norte, além de blogueiros de São Paulo e Rio. O direcionamento do evento foi todo voltado para a questão do projeto petista que quer criar um marco zero para as comunicações brasileiras, a famosa Lei da Mordaça, como uma nova cara, que quer ganhar ares e assinaturas para um projeto de iniciativa popular. 
Na programação de amanhã teremos o chefe do mensalão brasileiro Zé Dirceu como palestrante. 
Vale cantar aquela canção do Chico, que diz Chame o ladrão, chame o ladrão?

terça-feira, 21 de maio de 2013

Embratur lança aplicativo para turistas


Dilma conversa com Selton Mello


AMEAÇA DE GREVE NA PM

Ciro Gomes: 'Cabeças rolarão'

Irmão do governador acusou o vereador Capitão Wagner (PR) de chefiar milícia dentro da PM, chamou-o de "picareta" e afirmou que, se houver greve na Polícia, "cabeças rolarão". O parlamentar disse que levará Ciro à Justiça para que prove a acusação, além de reagir com ataques

Militares começam greve pelo interior do Ceará

Segundo fontes da PM, a greve dos policiais militares no Ceará já começou na madrugada de hoje. O estopim da crise: O governador Cid não cumpriu o acordo feito entre estado e sindicato da categoria, firmado durante o último movimento paredista. Para completar, o irmão do governador, Ciro Gomes deu uma entrevista ao jornal O POVO de hoje onde chama o líder dos policiais Capitão Vagner, entre outros adjetivos, de picareta e chefe de milícia.


Ciro chama Wagner de 'picareta' e diz que vereador chefia milícia na PM

domingo, 19 de maio de 2013

O Mercado São Sebastião, continua a mesma sujeira

É lastimável a situação em que se encontra o Mercado São Sebastião, nos cruzamentos das avenidas Padre Ibiapina e Bezerra de Menezes. Não tem fiscalização do trânsito em seu entorno e, os alimentos são vendidos até mesmo na calçada, a poucos centímetros do esgoto e da lama.
Sabemos que quem visita aquele espaço não é o turista que aqui chega mas, os nossos irmãos interioranos que, mesmo morando na capital teimam em manter viva a cultura de compras aos sábados e domingo num mercado popular mas a administração municipal também não pode relaxar com a limpeza e organização do local.
Na Câmara Municipal de Fortaleza já existe projeto de lei criando até um pólo gastronômico no entorno daquele mercado, o que não passa de mero jogo eleitoreiro ou, que sabe que tipo de negócios podem estar por trás da bendita idéia.
Em seu entorno não existem espaços físicos para a execução de tal mudança, a não ser que desapropriem o SESC entidade que presta relevantes serviços à população de idosos e pessoas carentes dos populosos bairros do entorno do mercado São Sebastião.
Uma boa reforma, ordenação do trânsito em seu entorno e uma fiscalização rigorosa da saúde pública e dos órgãos ambientais, já seriam de bom tamanho para a nossa população.

A venda de caranguejos continua na Bezerra de Menezes

Apesar dos esforços do professor Roberto Cláudio e, de pequenas ações pontuadas da Fiscalização Sanitária, a venda de caranguejos na Av. Bezerra de Menezes continuava na manhã de hoje, domingo, 19 de maio. Os infratores operavam naturalmente sem ser intimidado. Um popular que trabalha nas proximidades, a equipe de fiscalização é inoperante e fraca, segundo ele os funcionários da prefeitura trabalham em cima de bicicletas e são tratados aos empurrões quando chegam para fiscalizar os vendedores de caranguejo. A fedentina numa das principais entradas da cidade continua.
Atenção SEMACE, Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará...


Foto: jornalista ALEXANDRE DE ANDRADE RANGEL
Adicionar legenda

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Presidente da Comissão da Copa da Câmara visita O POVO

O vereador Leonelzinho Alencar, presidente da Comissão da Copa na Câmara Municipal de Fortaleza, faz amanhã, quinta-feira, 11, uma visita ao jornal O POVO. Marcada para as 15:00, a reunião acontece com a presença dos membros do comitê que acompanha de perto todas as obras em execução no Ceará visando a realização do evento em 2014. Durante o encontro com a mídia será apresentado um relatório consubstanciado de informações dando conta do avanço das obras em execução.

Presidente da Comissão da Copa, na Câmara faz visita ao O POVO


quinta-feira, 14 de março de 2013

Órfãos da gestão Luizianne ou vítimas de picaretas?

   O auditório da Câmara Municipal de Fortaleza recebeu hoje às 14:00, cerca de pelo menos 300 ex-servidores terceirizados do município, que foram postos no olho da rua com a mudança de governo no Palácio do Bispo. João Alfredo e Toinha Rocha, ambos do PSOL, não têm medido esforços para sanar a injustiça praticada contra os terceirizados da Prefeitura de Fortaleza. Na reunião de hoje, com representantes da nova administração e de "empresários" do setor, a grita dos desempregados era uma só: O pagamento urgente de direitos trabalhistas como salários atrasados, décimo terceiro e férias dos trabalhadores.
Na reunião dos terceirizados do município na Câmara, os demais vereadores foram os grandes ausentes. Cada povo tem o representante que merece.


AINDA SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL FORTALEZA....

     Diretores do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza não tem paz, um ex-presidente que se achava dono da entidade desde os anos 80, que pendurou a parentada nos estribos do trem-da-alegria do vereador Narcílio Andrade e pertence aos quadros da TVC, que mesmo licenciado da televisão, acaba de ser promovido sem prestar-lhes um só dia de serviço. Esse elemento não deixa os meninos um só dia em paz: Quiz transformar todos os jovens comunicadores em marginais, não conseguiu.
Saiba seu caluniador, perseguidor, difamador, picareta, oportunista e bajulador de políticos, que o novo Comitê de Imprensa da Câmara é formado hoje por profissionais sério, destemidos e que buscam naquela Casa Legislativa tão-somente a informação, a notícia em tempo real, sem a mordaça dos compradores de almas pobres como a tua.
Quanto a um sindicato falido que tu te utiliza dele como escudo, para perseguir profissionais, amordaçar comunicadores e, aqueles que caem no teu conto de vigário, essa diretoria vai representar todos na Justiça para arcarem com as suas responsabilidades.
      "Posso não concordar com tudo que tu dizes, mas lutarei até a morte para que sejas ad-etérnum o teu direito proferí-las".

Alexandre Rangel
Presidente do CIRT

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Presidente da Câmara recebe a nova diretoria do Comitê de Imprensa

O presidente Walter Cavalcante, da Câmara Municipal de Fortaleza, recebeu na tarde de ontem, 29, os novos diretores do Comitê de Imprensa daquele Legislativo Poder. Estiveram presentes o presidente eleito Alexandre Rangel; João Paulo Monteiro, vice-presidente; Jckelyne Sampaio, secretária; e Débora Brito, diretora de sede.
Os jornalistas entregaram ao presidente da Câmara uma relação de reivindicações dos profissionais que cobrem o Poder, para melhoria do espaço na Casa. O Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza conta com 30 profissionais devidamente credenciados.
A eleição para escolha dos novos diretores do Comitê ocorreu no último dia 22 de janeiro, quando a única chapa consensual denominada de jornalista Ivonete Maia foi a vencedora. Dos 30 profissionais, 28 sufragaram o nosso nome para mais essa missão que a vida honrosamente nos proporciona.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quebra de monopólio na imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza

Há exatos 20 anos, uma das ferramentas vitais na relação Poder Legislativo municipal, na Câmara de Fortaleza, com a mídia vinha sendo mantido sob o tacão de grupos rivais que se digladiavam pela direção daquele órgão. Há dois anos, um grupo de jovens profissionais do rádio e da mídia impressa resolveu enfrentar esses grupos para operar uma mudança de cultura naquele colegiado. Os jornalistas Jomar Campos, O Estado; Alexandre Rangel, Agência Assembléia Legislativa de Notícias; Jonas Mello e João Paulo Monteiro ambos de uma agência privada resolvem disputar pela primeira vez a direção do Comitê de Imprensa Rádio e Televisão da Câmara Municipal de Fortaleza em dezembro de 2011. Até aí tudo bem, o grupo monta uma estratégia vitoriosa e ganha as eleições, difícil está sendo ao longo desse tempo, convencer aos ex-diretores e seus agregados que aquele espaço, os funcionários e equipamentos para uso dos profissionais de mídia que ali chegam, não é propriedade deles por direito adquirido.
No último dia 22, diante de um estatuto reformulado e adaptado às novas realidades do mercado de trabalho vigentes, um grupo de 30 profissionais credenciados e com forte atuação naquele Legislativo Poder, eu tive a honra e a confiança desses profissionais para comandar os destinos daquele Comitê pelos próximos dois anos.
Quero adiantar que encontrei o órgão, quando fui eleito primeiro vice-presidente, em 2011, num verdadeiro estado de desmonte. Dois grupos disputavam o poder de mando a tapas e, ninguém acreditava mais naquele órgão, a sua imagem era péssima devido a falsos profissionais que ali aportaram trazidos pelas mãos do ex-presidente Stênio Holanda, que já vinha da divisão de um grupo antiguíssimo que lhe repassara o poder. Após o trem da alegria que, promovido pelo ex-vereador Narcílio Andrade, esses históricos conseguirar efetuar-se como funcionários públicos com estabilidade e o Comitê deixa de ser a moeda de barganha por empregos temporários para esses jornalistas e suas famílias. Stênio Holanda, o último presidente fruto dessa oligarquia traz todo tipo de gente para se credenciar ao órgão, para garantir eleições sucessivas e passa a aparelhar a entidade para obter vantagens pessoais junto aos presidentes do Poder e o prefeito de plantão. Primeiro, põe sua esposa na folha de funcionários da Casa, emplaca dois irmãos na Prefeitura Municipal e consegue uma sinecura na Secretaria de Administração do Município, como ouvidor.
Assumo a presidência hoje, com o aprovo de 28 profissionais, de um total de 30 e, ainda sofro a perseguição dos ex-credenciados, hoje funcionários daquele Poder Legislativo, com acesso bastante questionável de entrada no serviço público, pois esses senhores acham que têm direitos adquiridos e vitalícios sob o Comitê de Imprensa, Rádio e Televisão da Câmara Municipal de Fortaleza.
Hoje, pela manhã, decorridas as 48 horas para qualquer questionamento na justiça da nossa eleição, com as mãos trêmulas e voz embargada, a ponto de me agredir fisicamente, o jornalista Messias Pontes abordou-me em defesa dessa história profana e nada séria para quem faz jornalismo com ética e responsabilidade.
Aos perdedores de visão tosca e ultrapassada, o direiro ao Juris esperninadi. Aos falsos profissionais e aqueles que não têm o que fazer o rigor do Estatuto do Comitê de Imprensa, Rádio e Televisão da Câmara CIRT.

Alexandre Rangel
Radialista, graduado em Marketing Corporativo, Marketing Político e Ciência Política
PRESIDENTE DO COMITÊ DE IMPRENSA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Para o biênio 2013/2014