quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Empresa que faz a linha Fortaleza /Beberibe/Aracati com ônibus caindo aos pedaços

Os ônibus da Empresa São Benedito, que monopoliza a linha Fortaleza a Aracati, a mais de 20 anos, estão velhos demais, ultrapassados, não têm acessibilidade para cadeirantes e, estão caindo aos pedaços. A empresa renovou o mínimo do mínimo de sua frota e nos horários de pico só põe carros velhos demais e sem ar-condicionado para atender as populações de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe e Aracati. Esses ônibus, além de operarem em péssimas condições, ainda conta com motoristas insensíveis e mal educados, que só entram nas cidades do trecho em determinadas horas do dia.
As populações das cidades mencionadas também ficam isoladas do mundo a partir das 20:00 horas. Depois desse horário, a empresa dona da linha não tem mais nenhum horário entre esses pequenos centros urbanos e a capital Fortaleza. Atenção Sr. Bismark Maia, secretário de turismo do estado, fale com o seu governador para acabar com essa folga desse mau empresário do transporte coletivo nesse região que vive do turismo. Tá na hora de acabar com essa história de reserva de linhas para os amigos do rei. Isso é monopólio mesmo, vamos pôr mais empresas operando o setor nessa região, por favor.

Maranguape, o paraíso é aqui...

Estive em Maranguape este  mês, onde desfrutei da companhia de companheiros jornalistas, radialistas, blogueiros e comunicadores sociais da região metropolitana de Fortaleza. O comando do evento esteve a cargo do presidente da ACEJI, jornalista João Ferreira. Mais o que mais me impressionou, Maranguape está a pouco mais de 30km de Fortaleza e sua região serrana nos oferece um clima ameno e um bom pedaço do que ainda nos resta da mata atlântica brasileira. Um verdadeiro paraíso, com aquíferos e matas verdes. Um verdadeiro bioma cearense.
Uma única preocupação chamou-me a atenção. Os frequentadores do Cascatinha Clube, geralmente famílias de classes C e D da região e capital que ali frequentam, precisam ter mais consciência ecológica e parar de sujar as trilhas e matas que margeiam a aquele belíssimo hotel e parque aquático Castinha. Seria a hora dos proprietários do parque começarem uma campanha diária para não deixar que as águas e trilhas se tornem inapropriadas para o banho, pois a criançada e até mesmo adultos ainda defecam nas matas por onde passam as trilhas de caminhada ecológica naquela serra, nos finais de semana principalmente, quando o parque aquático fica superlotado.
Mas vamos mostrar as belezas apenas daquele paraíso.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Carros velhos, horários irregulares e tarifas caríssimas

Todo tipo de problema é o que vai enfrentar quem quiser se locomover da capital do Ceará para as cidades litorâneas do leste do Ceará. A Empresa São Benedito, que monopoliza a linha a pelo menos 20 anos, tem os piores ônibus do estado, carros caindo aos pedaços de velhos  e, que após as 20 horas não trafegam mais, deixando as populações dos municípios de Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Aracati isolados do mundo.
Veja fotos do jornalista Alexandre Rangel


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Encontro que reuniu blogueiros e comunicadores sociais do Ceará terminou ontem

Cerca de trezentas e cinquenta profissionais de comunicação, radialistas, jornalistas e blogueiros cearenses estiveram reunidos, nesse último fim de semana, no Cascatinha Clube de Serra do município de Maranguape, Na pauta uma série de temas, todos relacionados às dificuldade encontradas pelos comunicadores sociais no interior do Ceará, para desempenhar bem as suas funções de informar. Além do pessoal da região metropolitana de Fortaleza, o evento contou com representantes de municípios como Saboeiro e Icó.

Na abertura dos trabalhos, no plenário da Câmara Municipal de Maranguape,na última sexta-feira, às 09:30, foram homenageados com a comenda Dutra de Oliveira, os jornalistas Antônio Viana, Donizete Arruda, prefeito de Maranguape Átila Câmara, o empresário Paulo Neves, o deputado federal Raimundo Matos e alguns blogueiros locais. O presidente João Ferreira pretende realizar o próximo encontro da categoria para o município de Paracuru, em data ainda a ser confirmada. Segundo a assessora de imprensa da ACERJI, Lígia Xavier os encontros promovidos pela entidade visa um maior intercâmbio de informação entre profissionais da capital e interior do Ceará.
Fotos: Alexandre Rangel